Governo de MS antecipa férias escolares que seriam em julho para os dias 4 a 18 de maio

 / Bruno Chaves Foto: Chico Ribeiro

Devido a pandemia do novo coronavírus, o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu nesta segunda-feira (27) pela antecipação das férias escolares de 210 mil alunos da Rede Estadual de Ensino (REE). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, em live nas redes sociais do Governo do Estado.

Previsto para julho, entre os dias 17 e 31, o período de férias dos estudantes será de 4 a 18 de maio, com retorno das atividades escolares em 19 de maio. “A decisão foi tomada com base em conselhos das autoridades de Saúde, para que não haja aglomeraçãoâ€, explicou Eduardo Riedel. Ainda será definido se o retorno das aulas será presencial ou à distância.

Até o início do recesso, as aulas seguem de forma remota. Segundo o secretário, 93% dos alunos estão conseguindo manter a rotina dos estudos, de forma online. Sistemas de aprendizado foram desenvolvidos para facilitar os acessos aos conteúdos. “Estamos buscando caminhos de entregar o material na casa dos 7% de alunos que não têm recursos tecnológicos, especialmente os da zona ruralâ€, disse.

Secretário Eduardo Riedel durante live nas redes sociais

Rede de ensino – Gestores escolares já estão cientes da antecipação das férias na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Desde meados de abril a medida vem sendo discutida com secretários municipais de Educação, com o objetivo de possibilitar a adequação ao calendário que será adotado pela REE durante os próximos meses.

No período de planejamento – que antecedeu a divulgação da mudança – a Secretaria de Estado de Educação (SED) também se reuniu com representantes sindicais da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

A medida prevê o fim primeiro bimestre no dia 30 de abril, mesma data prevista no Calendário Escolar antes do avanço do novo coronavírus em MS. Com a mudança, as alterações ficam para o início do segundo bimestre – no dia 19 de maio – e o encontro com o terceiro bimestre sem a pausa para o recesso escolar. Desse modo, o planejamento seguirá inalterado.

Â