Em live com vereador Otávio Trad, titular da Semadur explica que volta das academias será feita de acordo com complexidade

 /

Durante a live com o vereador Otávio Trad (PSD), na noite desta quarta-feira (15), sobre a flexibilização do comércio e análise técnica do decreto 14.231 durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Luis Eduardo Costa adiantou que a reabertura academias será feita de acordo com a complexidade das atividades desenvolvidas.

"Estamos falando, em um primeiro momento, da baixa e média complexidade. A alta vai ser um compromisso futuro", disse Luis Eduardo. O secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana exemplificou que nesta primeira fase as academias de academias de artes marciais, por exemplo, modalidade que exigem contato físico, não voltarão. 

A volta da pratica esportiva será feita a partir desta sexta-feira (17), por meio do cumprimento de regramentos publicados pela Prefeitura de Campo Grande. "A prática esportiva é um dos pontos fundamentais para aumentar a imunidade, então ela deve ser uma estratégia para a nossa cidade no momento que estávamos vivendo, mas deve vir com regramento", afirmou o titular da Semadur.

Para o secretário municipal, é necessário aprender a conviver com a pandemia. “Campo Grande é uma referência para várias cidades no Brasil, por que a gente começou a tratar de biossegurança, do convívio com a pandemia. Nós traçamos um plano de mitigação de contagio, de controle de contagio, com diretrizes de segurançaâ€, disse.

Durante a transmissão, o vereador Otávio Trad destacou as regras de convívio com a pandemia começaram com o decreto 14.231, publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande, no dia 3 de abril de 2020. "O decreto tem continuidade com essas outras resoluções como tivemos também a dos food trucks, salões de beleza, das academias e shoppings, que estão em estudo", disse. "E aqui reforçamos a também a nossa preocupação com a saúde pública", completou.

Balanço – Após 10 dias da flexibilização das medidas restritivas de combate ao coronavírus, como a reabertura do comércio, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana avalia o cumprimento das medidas como positivo. “Na última semana fiscalizamos 4 mil estabelecimentos, deste total 10% foi fechado por não ter condições de permanecer funcionando e apenas 16 estava ferindo e colocando em risco a saúde públicaâ€, relatou.

#PraCegoVer: Imagem dividida em dois quadros. No quadro de cima está o vereador Otávio Trad, de camisa azul claro. No quadro abaixo está o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Luis Eduardo Costa, de camisa preta, com a mão direita fazendo sinal de positivo.