Paciente internado com covid-19 recebe alta da UTI e ganha aplausos de funcionários de hospital em MS

 / João Pedro Godoy

O Hospital Regional (HR) de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, divulgou, nesta segunda-feira (20), que o primeiro paciente com covid-19 internado no hospital foi curado da doença. Se trata de Edgard das Neves Pereira, de 51 anos. Ele estava no HR desde o dia 23 de março e ficou mais de 20 dias na UTI, chegando até a estar em coma.

De acordo com a filha de Edgard, Giovanna Ortiz Pereira, de 22 anos, ele, que trabalha como cinegrafista em uma produtora, fez um serviço em uma formatura, onde uma das participantes testou positivo para o novo coronavírus. No dia seguinte, o homem também foi em um churrasco entre amigos com a família, ainda no início de março, antes das medidas restritivas na capital sul-mato-grossense.

Poucos dias depois, ele e a filha apresentaram sintomas de covid-19 e foram a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), próximo da casa da família, onde receberam tratamento para gripe. "Eu e meu pai estávamos com diarreia, dor no corpo, dor de cabeça, mas a médica apenas nos deu alguns remédios e disse para ficarmos isolados. Nem testes fizemos", afirma Giovanna.

A menina melhorou, mas o pai, hipertenso e diabético, não. No fim de semana seguinte, Edgard teve falta de ar, voltou à UPA e, enquanto esperava atendimento, desmaiou no local. Logo depois, foi levado ao HR, onde foi constatado que ele e a filha estavam com coronavírus. Dois dias depois, sem melhora no hospital, ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR, onde esteve por 20 dias e chegou até a ficar em coma. 

Edgard celebra saída da UTI com médicos e funcionários do HR de Campo Grande (MS) — Foto: DivulgaçãoEdgard celebra saída da UTI com médicos e funcionários do HR de Campo Grande (MS) — Foto: Divulgação

Edgard celebra saída da UTI com médicos e funcionários do HR de Campo Grande (MS) — Foto: Divulgação

 

"Foi uma situação muito preocupante, já que ele é do grupo de risco. Todo dia pessoas morriam por causa desse vírus e nós ficávamos preocupadas porque ele poderia ser mais uma vítima. Mas graças a Deus tivemos algumas pessoas que explicavam pra gente sobre o quadro dele e, depois que soubemos que ele havia acordado do coma ficamos mais tranquilas, pois sabíamos que em breve ele iria sair de lá", contou Giovanna.

 

Nesta segunda-feira, Edgard saiu da UTI e foi levado para a enfermaria, com direito a aplausos no corredor do hospital. O vídeo, publicado nas redes sociais por funcionários do HR, mostra o paciente exibindo um papel com os dizeres "eu venci o covid-19". Também nas redes sociais, profissionais do local celebraram a alta de Edgard, afirmando que a recuperação do paciente "deixa um enorme aprendizado, lição de vida e esperança de dias melhores para todos".

 
 
 
 
 
 
 
 
Funcionários do HR de Campo Grande aplaudem saída da UTI de paciente com covid-19

Funcionários do HR de Campo Grande aplaudem saída da UTI de paciente com covid-19

A família ainda não pode ter contato com Edgard, que segue nas instalações do Hospital Regional. Para Giovanna, o alívio de quem passou por momentos tão difíceis graças ao coronavírus mostra a gravidade da doença. "Vejo muitas pessoas saindo na rua sem cuidado ainda, especialmente idosos. Por mais que não tenham nenhuma doença pré-existente, é muito importante que todos fiquem em casa", finaliza.