Acontece em Jardim o I Seminário Regional sobre Convênios e Administração Pública

Foto: Vinicius Oliveira / Vinicius Oliveira

Nos dias 5 e 6 de julho acontece o I Seminário Regional da Rede SICONV, uma parceria do Governo do Estado e da ASSOMASUL, com apoio do Ministério do Planejamento, da Prefeitura Municipal de Jardim, do Sebrae MS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento visa capacitar os agentes públicos dos municípios da Região Sudoeste de MS na utilização da Ferramenta SICONV para a gestão dos Convênios e parcerias firmadas pelo poder público, desde a elaboração de projetos até a sua gestão e a prestação de contas.

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.

O Seminário é realizado no Campus Jardim do IFMS e, na sua abertura, contou com a presença do Prefeito de Jardim Guilherme Monteiro, do Diretor Geral do Campus Jardim do IFMS, Nilson Oliveira, o Diretor Executivo da ASSOMASUL, José Domingues, a Analista do Sebrae MS, Kassiele Nardi e os secretários municipais de Governo, Nilton Salazar e de Desenvolvimento, Olavo Júnior.

José Domingues explicou “estamos aqui para melhorar a capacidade dos agentes que utilizam o Siconv, entendendo melhor a ferramenta e todas as suas possibilidades eles certamente vão promover melhores resultados”, disse o Diretor Executivo da ASSOMASUL. “Essa capacitação é muito importante pois melhora a execução dos nossos convênios, tornando a gestão mais eficiente e transparente. Essa iniciativa do Governo do Estado e da ASSOMASUL com certeza ajudará os nossos servidores a sanar as dúvidas, nivelará os conhecimentos e proporciona uma aproximação dos agentes públicos dos municípios que compõem a nossa região”, comentou o prefeito Guilherme Monteiro.