Shoppings devem voltar só no sábado, a partir das 12h e sem crianças e idosos

 / Silvia Frias

Dois shoppings de Campo Grande devem reabrir só no sábado, porque ainda aguardam a publicação de decreto pela prefeitura de Campo Grande. Mas no plano apresentado ao município, a ideia é restringir o funcionamento de 12h até 20h, com limitação de até 30% da capacidade máxima do estacionamento e veto a menores de 5 anos e maiores de 60 anos. Até agora, está permitida a reabertura do Norte Sul Plaza e o Pátio Central, que apresentaram plano de biossegurança, aprovados pela prefeitura de Campo Grande.


O decreto com autorização para reabertura está previsto para ser publicado ainda hoje, conforme foi divulgado esta manhã pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). As medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar aglomerações e a disseminação do novo coroavírus (covid-19) na cidade.

Em comunicado aos lojistas, o Norte Sul Plaza já divulgou quais medidas devem ser adotadas para que as lojas sejam reabertas, mas antecipa que algumas delas podem sofrer alterações conforme texto do decreto.

Além da limitação na capacidade, restrições no horário e na faixa etária permitida, o shopping deverá funcionar com as portarias abertas para permitir a circulação de ar. Todos os mobiliários de descanso instalados nos corredores do estabelecimento devem ser retirados e está suspenso o serviço do Espaço Família e empréstimo de carrinhos de bebê ou cadeiras de roda.

Todos os que entrarem no shopping, sejam clientes, funcionários ou prestadores de serviços serão submetidos ao exame de aferição de temperatura e todos, sem exceção, deverão estar usando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

O shopping irá realizar higienização constante das superfícies de contato com álcool, hipoclorito ou produtos bactericidas.

Os lojistas deverão fornecer EPIs aos funcionários e prestadores de serviço, sendo máscaras e luvas em geral; máscara, touca, luvas e avental para operações de alimentação e máscaras, avental e luvas para lojas de vestuário e calçados.

As lojas devem atender até 30% da capacidade e, em caso de fila, deve ser respeita distância segura de 1,5m entre os clientes. Também é preciso fornecer álcool em gel 70% para todos os clientes.


As lojas de roupas estão proibidas de permitir o uso de provadores. Todas devem instalar barreiras de proteção nos caixas e locais de pagamento, podendo ser estrutura acrílica ou de vidro. Na troca de turno, fazer aferição dos funcionários.

Na nota, o alerta de que, em caso de descumprimento das medidas, poderá haver suspensão das atividades da loja e até do shopping, com possível cassação de alvará.