Acessibilidade: Vereador Otávio Trad divulga vídeo em Libras sobre o Coronavírus

 /

Para garantir o acesso a informação, o vereador Otávio Trad divulgou nesta terça-feira (24) um vídeo em libra sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O conteúdo traz informações como os sintomas, prevenção e orientação na procura por atendimento médico em Campo Grande.

“Durante o mandado tenho me preocupado com a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência. Sejam surdos ou cegos, a informação tem que chegar para eles da mesma maneira que chega a nós. Por isso decidi gravar esse vídeo, para que as informações sobre a pandemia do novo coronavírus chegue para os surdos em Campo Grande”, destacou o vereador.

A servidora intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Helga Silva Pereira Rosa, destaca a importância da comunicação por meio da língua brasileira de sinais. “As informações que chegam para as pessoas surdas necessitam ser na língua delas e a primeira língua para os surdos é a língua de sinais. Portanto, por mais que eles tenham acesso a informações escritas e legendas, muitas vezes a notícia não chega com a interpretação e de acordo com o entendimento completo para eles”, apontou.

Segundo ela, os textos não são suficientes para uma comunicação rápida e eficaz. A intérprete dá o exemplo da orientação do Ministério da Saúde para evitar aglomerações durante a pandemia. “Eles podem ler esta informação, mas alguns podem não saber o que significa aglomeração e para compreender o termo terão que pesquisar. O que demanda mais tempo”, detalha. “Por ser uma língua viso-espacial, a libras é a comunicação que realmente é acessível para os surdos, por isso essa necessidade”, completa.

Libras - Usada por milhões de brasileiros surdos e ouvintes, a Libra foi reconhecida como língua oficial em 2002, pela Lei nº 10.436. A legislação ainda dá garantia do apoio ao uso e difusão a forma de comunicação e expressão por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos.

#PraCegoVer: Na foto, o vereador Otávio Trad, de camisa cinza e calça preta está em pé (à esquerdo da imagem), discursando e gesticulando com as mãos. Ao lado do vereador (à direita da imagem), a intérprete de Libras, Helga Silva, de blusa e calça preta, está em pé fazendo a tradução das informações na língua de sinais. 

 

Fernanda Palheta