Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira confirma apresentação em Jardim

Foto: Marcos Barros / Marcos Vinicius

 

 

Em reunião nessa quinta-feira (29), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Olavo Júnior, juntamente com o Major Aviador Costa Júnior, definiram os últimos detalhes para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, prevista para o dia 3 de agosto, às 16h, no Aeroclube de Jardim.

Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga.

É composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluía o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, voando com 12 aeronaves.

Durante a reunião foi assinado o contrato que firma o compromisso da apresentação e, na sexta-feira (30) foi realizado um sobrevoo de reconhecimento, cortando os céus de Jardim e deixando o característico rastro de fumaça pelo caça Tucano.

“Esse é um evento imperdível para toda a nossa população, vale ressaltar que o município não precisou desembolsar qualquer recurso, a única contrapartida será a montagem de som e preparação do aeroclube no dia da apresentação. Todos estão convidados”. Explicou o secretário Olavo Júnior.