Dengue: Secretária de Saúde Marcelly Trindade faz balanço das primeiras semanas de 2020

 / William Escobar

A Secretária de Saúde Marcelly Trindade, concedeu entrevista ao site e jornal estado do Pantanal, para falar da importância da conscientização da população jardinense, no combate ao mosquito transmissor da dengue.

 

Em comparação ao ano e 2019, o município obteve 200 notificações de casos de dengue, já no primeiro mês de 2020, Jardim registrou 153 notificações de casos suspeito do dia 01 a 21 de janeiro, sendo este número assustados para, haja vista que já chega a 76,5% do ano todo de 2019.

O alerta foi feito pela Secretária da Saúde Marcelly, ocasião em que ela demonstrou muita preocupação com o atual cenário, o número assustador é fruto do descaso de moradores em suas residências, somando-se a isso o aumento da resistência do mosquito.

Por isso, a Secretária de Saúde, está pedindo o apoio da povo jardinense: “ para combater o mosquito é necessário que a população nos auxilie limpando seus quintais e não deixando água parada e, que denuncie a Secretária de Saúde os terrenos baldios e casas que encontra-se sujas.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, por meio do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o índice satisfatório de dengue tem que estar abaixo de 1%, todavia no município há três pontos da cidade que chega a mais de 3% da população, ou seja, estamos à beira da epidemia.

A cidade de Jardim é subdividida em seis regiões, as quais estão com os seguintes Índice de Infestações:

Região Índice de Infestação
1. Carolina, Major Costa, Centro 3,4%
2. Centro I, Centro e Teixeira 0,5%
3. São Francisco, Cohab, Taita 0,4%
4. Pousada do Sol, Camisão, Taita 0,5%
5. Seac e Santa Luzia 3,2%
6. Angélica I e II, Santa Teresa 4,5%

Segundo a Secretária de Saúde Marcelly, em um levantamento feito pelos agentes de endemia, os principais depósitos de larvas foram as seguintes: vasilhas de cachorros, caixa d’agua ao nível do solo, ralo de pia, banheiros sem uso, pneus e lixo doméstico.

Desta feita, Marcelly voltou a destacar a importância de cada um no combate à dengue: “Em menos de um mês, os casos notificados nesse ano chegam a 76,5% deem relação a 2019, no entanto, a prefeitura faz sua parte, mas nesse caso é necessário que todos façam sua parte, a população tem que marchar junto com a administração pública”.

O Supervisor Geral dos Vetores Renan Rodrigues, alertou que 82% das larvas foram encontradas em imóveis com morador, ou seja, casas que estão sendo habitadas, sendo assim seria de grande valia, a colaboração dessas pessoas.

Para o Coordenador Geral dos Vetores Dr. Rondinelly Couto, o mosquito pode voar até nove quarteirões, por isso devemos nos conscientizar e conversar com nossos vizinhos e amigos para que cada um faça sua parte nessa batalha contra a dengue: “Imagina quantas casas tem em nove quarteirões, quantas famílias podem serem contaminadas com o vírus, e tudo isso podemos evitar se cada um fizer a sua parte limpando o seu quintal e terreno”, finaliza.

No Município, foi criada a Lei 1911/2018, pela Câmara Municipal, e promulgada pelo Prefeito Guilherme Monteiro, prevê em seu Art 1º: “Todos os imóveis baldios ou não, deverão ser convenientes, conservado pelos proprietários, em especial no que diz respeito à limpeza dos mesmos através do uso da capinação ou outros meios para manutenção de sua limpeza e anseio”.

A Secretária de Saúde, Marcelly Trindade, ressalta que os proprietários de imóveis ou terrenos, que não manterem limpo, serão apenados administrativamente com multa.

Para finalizar Marcelly, afirma que a Secretaria de Saúde, vem fazendo um trabalho com ações de prevenção durante todo o ano, e no período do verão é mais intensificado, “Nossa equipe teve até as férias suspensas para que possamos desempenhar nosso trabalho em sua totalidade, por isso pedimos a colaboração de todos nessa batalha contra o mosquito Aedes aegypti”, finaliza Secretária Marcelly.

Seguem os dados da VIGEP (Departamento de Vigilância Epidemiológica) referente a 01.01.2019 a 31.12.2019

DENGUE 2019

NOTIFICAÇÕES 200
POSITIVO 54
DESCARTADOS 80
AGUARDANDO RESULTADO 66

 

Dados da VIGEP (Departamento de Vigilância Epidemiológica) referente a 01.01.2020 a 21.01.2020

DENGUE 2020

NOTIFICAÇÕES 153
POSITIVO 04
DESCARTADOS 02
AGUARDANDO RESULTADO 147