PMA de Miranda autua fazendeiro por exploração de madeira em Bodoquena

 / Ketlen da Silva

Na última sexta-feira (10) à tarde, a Polícia Militar Ambiental realizou vistoria em uma fazenda localizada a 10 km de Bodoquena e verificou que havia a derrubada de árvores nas matas ciliares, em Ãrea de Preservação Permanente (APP), de um córrego que corta a propriedade, com o uso de uma motosserra, para a qual também não havia documentação ambiental.

A madeira retirada da área protegida estava sendo desdobrada em estacas para cercas e vigas, que mediram 3,5 m³ e foram apreendidas, juntamente com a motosserra ilegal utilizada no crime. O funcionário da fazenda afirmou que estava cortando apenas toras de madeira seca, porém, os policiais verificaram a derrubada de árvores vitalizadas no local e perceberam que a exploração seria continuada, caso a fiscalização não localizasse o crime, e mesmo se fosse madeira seca, haveria a necessidade de licença ambiental. As atividades foram interditadas.

O infrator (48), proprietário da fazenda, residente em Miranda, responderá pelo crime de degradação de Ãrea de Preservação Permanente (APP), com pena de um a três anos de detenção e por crime ambiental com uso de motosserra sem licença, com pena de três meses a um ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.500,00 pelas infrações.