Em Jardim, passeio a cavalo é uma boa opção de turismo rural nestas férias

 / Paulo Nonato de Souza

Se você já voltou da praia ou nem viajou na virada de ano, mas ainda está de férias e procura uma opção sobre o que fazer em um bate e volta de fim de semana, o turismo rural pode ser uma boa alternativa. Em Mato Grosso do Sul há uma grande diversidade de propriedades rurais que recebem turistas em busca de descanso em meio a natureza, e muitas incluem almoço a base de comida típica no passeio.

É o caso do Recanto Ecológico Rio da Prata, na zona rural de Jardim, a 237 km de Campo Grande. O local é paradisíaco e o passeio é uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, avistar animais, aprender sobre a vida do homem do campo e conhecer como a pecuária funciona na prática.

Há uma programação de 6 km em 1h30 de cavalgada para grupos de até oito pessoas. Um guia especializado acompanha o grupo durante o percurso por diversos ambientes da fazenda com vista privilegiada do cerrado e dos campos da região, passando por açudes onde jacarés e frangos d’água são presença constantes, por trechos de cerrado nativo e ao lado de um pequeno cemitério de 100 anos com mais de 100 anos.

 
Passeio a cavalo em um programa de turismo rural é uma boa opção para manter a criançada longe do tédio nestas férias (Foto: Beto Nascimento)Passeio a cavalo em um programa de turismo rural é uma boa opção para manter a criançada longe do tédio nestas férias (Foto: Beto Nascimento)

Como o assunto é férias, o passeio a cavalo é uma boa opção também para manter a criançada longe do tédio nestas férias escolares. A idade mínima é de 4 anos (no cavalo com um adulto) e a partir de 7 anos a criança já pode cavalgar sozinha. Neste caso, o regulamento do passeio tem uma ressalva: “Somente será permitido levar a criança no cavalo do adulto, se o adulto possuir experiência anterior em cavalgadas, e se a somatória do peso total for inferior a 120 kg”. Veja abaixo outras dicas importantes:

1 - Como comprar o passeio?

Pode ser reservado diretamente no atrativo ou agendado com antecedência as agências de turismo credenciadas de Bonito e Jardim.

2 - O que está incluso?

Monitor da fazenda, cavalo equipado para o passeio, seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio. O monitor não poderá levar a criança em seu cavalo.

3 - Regras de segurança:

É proibido correr ou galopar com o cavalo. Não gritar ou fazer brincadeiras de assustar os cavalos. Obedecer orientações do monitor. Obrigatório uso de calçado fechado e calça comprida durante a cavalgada.

Durante o passeio (a partir da sede até o retorno) não é permitido ingerir bebida alcoólica nem fumar. Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.

4 - Acessibilidade:

Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não há estrutura de acessibilidade no passeio.

5 - O que levar no passeio:

Calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota), chapéu ou boné, máquina fotográfica, repelente, protetor solar, dinheiro ou cartão para consumos extras.