Alunos do Projeto Patrulha Mirim em Porto Murtinho são beneficiados com internet banda larga

 / Alice Lorenzon

O  laboratório de informática utilizado pelos os alunos do Projeto Patrulha Mirim em Porto Murtinho recebeu a instalação de uma rede de internet banda larga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Porto Murtinho.

O laboratório de informática foi uma grande conquista para o Projeto. Os computadores foram doados pelo Poder Judiciário, com o apoio da Polícia Militar. Com a instalação da internet, cerca de 80 alunos serão beneficiados com a inclusão digital.

Os patrulheiros terão a oportunidade de aprimorar, compartilhar e explorar suas habilidades em informática, enriquecer os conhecimentos tecnológicos, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico.

Em Porto Murtinho, o Projeto Patrulha Mirim é desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, através do 3º Pelotão de Porto Murtinho, que atualmente é comandado pelo 2º tenente Edson Ferreira Salustiano, e a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, através das Secretarias de Educação e Assistência Social.

O Projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas, utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar.

Atualmente, é coordenado pelo cabo PM Luís Evandro Fernandes Pache e tem suas atividades desenvolvidas nas dependências da Escola Municipal Isa Maria Gaúna. Conta, também, com o auxílio de dois professores: Ronaldo Moraes e Professora Meire Teixeira Moura. Têm 80 adolescentes inscritos, que frequentam o Projeto três vezes por semana, em dois períodos, os quais se dizem bastante felizes e orgulhosos em fazer parte do referido Projeto e serem honrosamente denominados de Patrulheiros Mirins.