SAD realiza workshop “Escuta de Lideranças” com diretores e chefes de RH

 / Texto: Ana Letícia Gaúna

 Na manhã desta quarta-feira (24/07), a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), em parceria com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), realizou o workshop “Escuta de Lideranças” com os diretores e chefes de RH que integram as unidades gestoras do Estado.

O encontro tem o objetivo de elencar as principais considerações em relação à qualidade das lideranças atuais para subsidiar a construção de uma proposta de programa para a formação de líderes em Mato Grosso do Sul.

 

Para otimizar a atividade e promover engajamento, os 20 participantes foram divididos em 4 grupos e, em 15 minutos, realizaram um brainstorm para elencar os desafios atuais enfrentados em cada eixo dos 6Ms de causa e efeito (método e medição, mão de obra, máquina e matéria prima, meio ambiente).

Em seguida, compilaram todas as considerações e ideias macro, onde com o uso da matriz de priorização G.U.T, os líderes puderam analisar cada tópico e pontuar os níveis de gravidade, urgência e tendência.

As sensibilizações sobre o programa de lideranças e a importância da gestão colaborativa foram direcionadas pelo servidor do Detran e trainer, Luiz Karon, e a condução das atividades foi realizada pelo auditor fiscal da Receita Estadual e chefe da Unidade de Capacitação da Sefaz/MS, Esaú Aguiar.

Após a reunião de feedback e a devolutiva sobre o material construído em conjunto, o próximo passo será a pesquisa de maturidade de líderes, que identificará o nível de conhecimento e maturidade dos ocupantes de cargos de liderança de cada unidade gestora.