Polícia Militar, em conjunto com demais Forças de Segurança, garante a ordem pública durante evento internacional realizado em Porto Murtinho

 / Alice Lorenzon

 Entre os dias 18 e 22 de julho, o 11º Batalhão de Polícia Militar, em referência à Ordem de Operação nº 025/3ªEMG/PMMS/19, realizou a “Operação Porto Murtinho”, na referida cidade portuária, sob o comando do tenente-coronel Daniel Elias dos Santos.

A Operação se deu em virtude da cerimônia de assinatura e lançamento da obra de construção da ponte que liga Porto Murtinho à Colônia Carmelo Peralta, no Paraguai (Rota Bioceânica). Entre as autoridades presentes no evento estavam: o Presidente da República do Paraguai, Mário Abdo Benítez, a diretoria da Itaipu Binacional, e o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, entre outros.

Para o reforço no policiamento foi empregado todo o efetivo do 3° Pelotão PM de Porto Murtinho, além de uma guarnição PM de Jardim e outra de Nioaque. Houve, ainda, reforço de policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais Policiais), de policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), de policiais da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), de policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental), além de outras instituições: Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros Militar; Exército Brasileiro; Agência Fluvial de Porto Murtinho; e Casa Militar do Governo do Estado.

Durante a Operação, as Forças de Segurança garantiram o êxito na manutenção da ordem e da segurança das autoridades e público presente. Foram registradas pela Polícia Militar de Porto Murtinho a abordagem de 25 pessoas e 04 veículos. Uma arma de fogo foi apreendida e dois autores foram presos em flagrante.