Manifestação de pescadores contra o ‘cota zero’ bloqueia Rio Paraguai em Porto Murtinho

 / Diego Alves

Pescadores fizeram um bloqueio no Rio Paraguai em Porto Murtinho, cidade a 413 quilômetros de Campo Grande, no início da noite desta terça-feira 29, o rio no momento está bloqueado para passagens de embarcações.

De acordo com o site Porto Murtinho Notícias, pescadores da região estão participando da manifestação que ocorre desde às 18 horas de hoje sem previsão para ser encerrado, no local a equipe da Marinha do Brasil acompanha a manifestação.

Os pescadores reivindicam que o decreto seja revisto para que o município e pessoas que sobrevivem da pesca não sejam prejudicados.

Durante a reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro os representantes de pousadas, barco hotéis e pescadores, foi decidido a ida de um ônibus com representantes da categoria até capital do estado. O grupo levará um abaixo assinado em protesto ao decreto do Governo do Estado que irá estabelecer cota zero para a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, a partir de fevereiro.

O governador Reinaldo Azambuja anunciou o decreto ao participar do encontro dos pescadores esportivos, neste sábado, em Campo Grande. O modelo da nova legislação está sendo finalizada por técnicos da secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Em dezembro do ano passado, o governador sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe a pesca do dourado por cinco anos, e o fim da cota de pesca amadora era uma medida que estava sendo aguardada há muito tempo pelos amantes dessa atividade e também pelo trade turístico. “É uma decisão de governo, está tomada, e na primeira semana de fevereiro vamos publicar a normativa com as novas regras de pesca”, disse Reinaldo.