Dos 30 presos durante Operação Nepsis, 15 ainda devem passar por audiência de custódia

 / Thatiana Melo

Dos 30 presos neste sábado (22) durante a deflagração da Operação Nepsis, 15 ainda devem passar por audiência de custódia na próxima segunda-feira (24). No total, 12 policiais, entre civis, militares e rodoviários federais, foram presos na ação de combate ao contrabando de cigarros. Os outros dois policiais que tiveram mandado de prisão expedidos já estavam presos na Operação Oiketicus.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal foram cumpridos 32 mandados de prisão, sendo que dois alvos estavam presos. 15 presos passaram pela audiência de custódia neste sábado (22) e tiveram a prisão mantida. Os outros 15 devem passar pela audiência nesta segunda (24).

Dos seis policiais rodoviários federais presos durante a operação, cinco já estão em Campo Grande. Uma das prisões foi feita em Campinas, onde o policial estava de folga. O policial foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo.

 

Segundo a assessoria da PRF, não há previsão para que ele seja transferido para Campo Grande.

A operação deflagrada neste sábado (22) desarticulou organização criminosa especializada no contrabando de cigarros, além de combater a corrupção policial que facilitava o contrabando em cinco estados (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas). Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da organização criminosa, estavam no meio policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado.

Só em 2017, acredita-se que os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os valores em mercadorias contrabandeadas atingiram valores superiores a R$ 1,5 bilhão.

Foram apreendidas grande quantidade em dinheiro em resort, casas, e apreendidos carros e embarcações de luxo, além de armamento pesado e cargas de cigarros contrabandeados.

 

 

 

 

 

Um dos líderes do suposto esquema de contrabando de cigarros desmembrado pela ‘Operação Nepsis’ foi preso no dia em que se casaria em um resort em Alagoas, no estado de Maceió.

Outros três comparsas, que dividiam o comando do grupo, seriam convidados da festa e também tiveram de adiar a comemoração do matrimônio para serem detidos pela Polícia Federal.