Jardim: IFMS divulga quais documentos são necessários para participar do processo seletivo de ingresso em cursos técnicos integrados

 /

Com idade média de 14 anos, os candidatos do Exame de Seleção 2019 precisam providenciar dois documentos para participar do processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em dez municípios.

Um dos documentos necessários é o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para se inscrever no processo seletivo, o estudante deve informar o número do CPF dele. É o que destaca o item 3.5 do edital de abertura do Exame de Seleção 2019.

A diretora de Educação Básica do IFMS, Gláucia Vasconcelos, lembra que muitos informam o CPF dos pais ou responsáveis na ficha de inscrição, o que está incorreto.

"A vaga é para o estudante, portanto é o CPF dele que deve ser informado, caso contrário haverá uma inconsistência no momento de se comprovar a documentação. Além disso, o uso do CPF de outra pessoa configura-se falsidade ideológica, por isso é tão importante que os candidatos fiquem atentos a essa questão", recomendou a diretora.

Outra situação que precisa ser observada é referente ao pagamento do boleto da taxa de inscrição, a chamada Guia de Recolhimento da União (GRU).

"Quando o pai ou responsável vai pagar esse boleto no caixa eletrônico do banco, ele deve digitar o número do CPF do estudante na máquina, e não o dele. Dessa forma, a inscrição será realmente efetivada em nome do candidato que irá fazer a prova", explica Gláucia.

Menores de 16 anos que não têm CPF podem solicitar o documento em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios. O interessado deve apresentar seu RG ou certidão de nascimento e estar acompanhado dos pais, tutores ou responsáveis, que também precisam ter os documentos pessoais em mãos.

Quem tem mais de 16 anos e já possui título de eleitor, pode solicitar o CPF na página da Receita Federal.

Carteira de Identidade - Outro documento que o candidato do Exame de Seleção 2019 precisa ter em seu nome é carteira de identidade, ou RG.

São duas as situações previstas no edital em que o estudante precisa apresentar o RG em seu nome, ou um documento de identificação oficial com foto. Uma delas é no dia da prova, que será aplicada no dia 25 de novembro nos dez municípios onde o IFMS tem campus (item 6.7 do edital).

São considerados documentos oficiais de identificação com foto carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação, Corpos de Bombeiros Militares e órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos), além do passaporte, certificado de reservista, carteira funcional expedida por órgão público, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto.

A outra etapa em que o estudante precisará apresentar a carteira de identidade é na matrícula, prevista para 14 a 17 de janeiro, no caso dos convocados em primeira chamada.

Os candidatos que ainda não tem o RG, devem agendar o atendimento nos Postos de Identificação na página da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A primeira emissão do documento é gratuita.

Exame de Seleção 2019 - O IFMS oferece 1.350 vagas em cursos técnicos integrados distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os interessados podem optar entre nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

O requisito é ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019.

No técnico integrado, o estudante cursa o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida ao  mesmo tempo. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Inscrições - Devem ser feitas até 5 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde também está disponível o edital de abertura do Exame de Seleção 2019.

Para saber o passo a passo de como se inscrever assista o vídeo. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00, e o pagamento poderá ser feito até 8 de novembro.

Candidatos de escola pública não pagam a taxa. O pedido de isenção deve ser feito até 19 de outubro, no ato da inscrição.

Ação Afirmativa - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

Prova - Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme o conteúdo programático.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Quadro de Vagas

Município

Curso

Turno

Vagas

Aquidauana
 

Edificações

Matutino

40

Vespertino

40

Informática

Matutino

40

Vespertino

40

Campo Grande

Eletrotécnica

Matutino

40

Informática

Vespertino

40

Mecânica

Vespertino

40

Corumbá

Informática

Matutino

40

Metalurgia

Vespertino

40

Coxim

Alimentos

Matutino

80

Informática

Matutino

80

Dourados

Informática para Internet

Matutino¹

80

Vespertino²

40

Jardim

Edificações

Matutino¹

35

Informática

Matutino¹

35

Naviraí

Agricultura

Matutino¹

40

Vespertino²

40

Informática para Internet

Matutino¹

40

Vespertino²

40

Nova Andradina

Agropecuária

Matutino e Vespertino

80

Informática

Vespertino

80

Ponta Porã

Agricultura

Matutino

40

Vespertino

40

Informática

Matutino

40

Vespertino

40

Três Lagoas

Eletrotécnica

Matutino

80

Informática

Vespertino

80

¹ Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
² Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.