Após avaliação, nenhuma Figueira precisará ser removida de canteiros

 / TAINÃ JARA

As 43 figueiras que há décadas fazem a beleza dos canteiros das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso foram consideradas saudáveis pelas avaliações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). A princípio, nenhuma das árvores precisará ser removida. 

O relatório com diagnóstico referente às tomografias - analise que verifica as condições de resistência do lenho (madeira) -, não indicou a necessidade de remoção de nenhuma das figueiras. No entanto, serão traçadas providências para evitar o compromentimento da espécie nestes locais. O monitoramente dessas árvores ocorre desde 2017 e resultado completos será divulgado hoje.

Em nota, a Semadur informou que os resultados obtidos serão utilizados para monitorar as condições dessas árvores, de maneira a se adotar as medidas mais adequadas e garantindo a segurança.Entre as ações previstas a partir do diagnóstico estão podas e controle de pragas. 

LICITAÇÃO

A licitação de R$ 1,4 milhão para contratar empresa para podas e remoções de árvores na Capital está travada desde dezembro do ano passado. A última movimentação feita para realização do certame ocorreu no início de julho, quando foram acrescidas mais exigências às empresas concorrentes. 

Enquanto isto, mesmo com serviço questionado pelo Ministério Público Estadual (MPE), a concessionário Energisa teve área de atuação ampliada pela prefeitura. O trabalho dela, no entanto, é somente em árvores que atrapalham a fiação de energia.