II Festival de pipas promete diversão e solidariedade em Jardim

 /

O I Festival de pipas "Todos Teus" (esse nome é referência a consagração à Maria, como fez o Papa João Paulo II que consagrou seu pontificado a nossa mãe) foi realizado pelo Grupo de jovens Juventude Totus Tuus com o apoio da Ordem Demolay e do Interact Club. O evento reuniu no dia 03 de setembro de 2017 cerca de 330 pessoas participando do festival onde foram arrecadados 165 kg de alimentos e foi possível confeccionar 23 cestas básicas distribuídas pela secretaria da Paróquia Santo Antônio. Na ocasião foram distribuídos aos participantes pipocas (gratuitamente) e premiação para as seguintes categorias: Pipeiro Mais novo; Pipeiros em família; Pipa mais Bonita; Maior pipa; Menor pipa. 

No Brasil em julho, agosto até meados de setembro são os meses do vento, época do ano propícia para uma prática muito antiga e prazerosa: empinar pipas. Esta é uma atividade tranquila para todas as idades e que pode e deve ser executada em família, mas nem sempre foi assim...

A história das pipas começa há muito tempo atrás. As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. c. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares, ou seja, as primeiras utilizações da pipa eram para a guerra.

Quem vê uma pipa pairando no ar não sabe que essa diversão existe há mais de dois mil anos, para isso usavam bambu e seda, pois nem existia o papel. No começo ela não era usada para diversão. Tinha várias utilidades como, por exemplo, para entregar mensagens secretas nas guerras e em tempos de paz eram utilizadas para ficar mais perto dos deuses.  Da China, as pipas seguiram para o Ocidente chegando à Índia e a Europa.

As pipas tiveram grande importância histórica no desenvolvimento das artes e das ciências, por exemplo: Um italiano muito famoso, o grande Leonardo da Vinci, projetou cerca de 150 máquinas voadoras baseado nos princípios das pipas. Isso, séculos antes de Santos Dumont inventar o avião. O político e inventor norte-americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raios, dentre outras invenções e descobertas.

No Brasil, a popular pipa também é conhecida como cafifa, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas), papagaio, pandorga, ou carrapeta dependendo da região. 

É muito importante que ao empinar pipas observar algumas regras: Não utilizar linha com cerol, pode provocar acidentes muito graves antes, durante e depois de empinar a pipa; não empinar pipas próximas das redes de distribuição de energia elétrica e se soltar e a pipa ficar presa à rede nunca tentar soltá-las, o risco de choque elétrico é eminente.

Existem vários campeonatos, torneios e festivais de pipas pelo mundo. Alguns movimentam milhares de pessoas. Na Itália acontece um dos principais festivais de pipas do mundo na cidade de San Vito Lo Capo, também na Dinamarca e na frança acontecem estes eventos com pipas desde as mais comuns até lindas pipas gigantes.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as pipas utilize materiais adequados em locais livres e abertos e boa diversão!