Polícia Militar de Bela Vista recebe repasse de Etilômetro do Conselho de Segurança

 /

Terça feira  (03), a 2ª Companhia de Bela Vista recebeu o repasse de um Etilômetro do Conselho de Segurança do Município.

O etilômetro, mais conhecido como bafômetro, é o dispositivo aplicado na medição do nível de alcoolemia no organismo dos condutores. Esse equipamento auxilia e muito na fiscalização de trânsito. Normalmente é utilizado em blitz, onde a fiscalização busca identificar condutores que estejam dirigindo mesmo após terem ingerido bebida alcóolica.

O objetivo principal, com as fiscalizações, é diminuir as ocorrências de acidente de trânsito, principalmente as mais violentas, onde grande parte tem relação com o uso de bebidas alcoólicas, pois a presença de álcool no sangue do condutor reduz sua atenção, diminui a capacidade de avaliação crítica, prejudica a percepção da velocidade dos obstáculos e do cálculo da distância segura para realizar uma ultrapassagem. O alcoolizado passa a não se interessar pelo que acontece lateralmente (visão de tubo), tem diminuída a capacidade de atenção e retardado o tempo de reação. Interfere, ainda, nas habilidades psicomotoras, reduzindo a coordenação motora, os reflexos e a habilidade de controlar o veículo (manter a trajetória, realizar curvas, etc.).

 A fiscalização, destarte, é imperativa. Na falta de consciência cresce a importância do trabalho policial, que não pode ignorar os comandos da Lei. Certamente o cidadão de bem sabe da importância da utilização do bafômetro e do seu efeito educativo no transgressor.

 O 11º BPM não é inimigo do cidadão, mas por juramento, seu defensor. Embora as dificuldades enfrentadas diuturnamente e, muitas vezes, a falta de conhecimento do cidadão para com os reais fins do trabalho policial, mesmo assim, o agente de trânsito continua a cumprir sua missão de zelar pelo cidadão. O 11º BPM agradece os membros do Conselho de Segurança, os quais labutam no mesmo objetivo, para o bem da população Belavistense.

Â