IFMS promove audiências públicas em dez municípios

 / Paulo Gomes

Em mais uma etapa de participação social no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2019-2023, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, entre os dias 11 de junho e 4 de julho, uma série de audiências públicas nos dez municípios onde a instituição tem campus.

 

Os eventos serão abertos à participação da comunidade, inclusive dos municípios vizinhos que formam a área de abrangência dos campi do IFMS. Foram enviados convites a autoridades locais, incluindo prefeitos, vereadores e representantes do judiciário.

 

O objetivo é possibilitar que as comunidades interna e externa contribuam na construção do PDI 2019-2023, documento que irá definir os objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos.

 

“Além de ser um instrumento legal, a audiência pública é um mecanismo para ampliar a voz da comunidade. É uma etapa democrática que vai permitir à sociedade se expressar sobre os seus anseios para o IFMS pelos próximos cinco anos”, explicou o coordenador da Subcomissão de Audiências Públicas do PDI, Ubirajara Garcia.

 

Audiências Públicas - Terão três horas de duração, com apresentações do diretor-geral do campus e do coordenador do evento, que irão explicar os objetivos do PDI e como será a dinâmica de participação dos presentes.

 

Os participantes farão contribuições por escrito, e cada um poderá usar a palavra por até dois minutos para expor a ideia. Todas as regras de participação serão divulgadas em breve, em regulamento específico que será publicado na página das Audiências Públicas.

 

A previsão é que as sugestões pertinentes ao conteúdo do PDI sejam anexadas ao documento para que o IFMS tenha conhecimento das necessidades levantadas pelas comunidades locais.

 

As audiências serão realizadas sempre das 19h às 22h, nos locais relacionados abaixo:

 

Data

Município

Local

11.06.2018 (segunda-feira)

Três Lagoas

Auditório do Campus do IFMS
(Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras)

12.06.2018 (terça-feira)

Jardim

Auditório do Campus do IFMS
(Rodovia BR-060, s/nº, saída para Bela Vista)

13.06.2018 (quarta-feira)

Aquidauana

Câmara Municipal de Aquidauana
(Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, 85)

14.06.2018 (quinta-feira)

Campo Grande

Auditório do Sebrae
(Avenida Mato Grosso, 1.661, Centro)

18.06.2018 (segunda-feira)

Naviraí

Auditório do Campus do IFMS
(Rua Hilda, 203, Bairro Boa Vista)

19.06.2018 (terça-feira)

Ponta Porã

Câmara Municipal de Ponta Porã
(Avenida Brasil, 3.470, Centro)

20.06.2018 (quarta-feira)

Dourados

Câmara Municipal de Dourados
(Avenida Marcelino Pires, 3.495, Jardim Caramuru)

25.06.2018 (segunda-feira)

Coxim

Auditório do Campus do IFMS
(Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza)

27.06.2018 (quarta-feira)

Nova Andradina

Câmara Municipal de Nova Andradina
(Rua São José, 664, Centro)

04.07.2018 (quarta-feira)

Corumbá

Auditório da Embrapa Pantanal
(Rua 21 de Setembro, 1.880, Aeroporto)

Participação Social - Na sequência das audiências, no período de 2 a 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para que a comunidade participe da elaboração do PDI 2019-2023. Sugestões poderão ser enviadas à instituição por meio digital (vídeo ou mensagem), na ação denominada "O IFMS que você quer".

 

Entre os dias 12 e 25 de setembro, a minuta do PDI será disponibilizada para consulta pública. A previsão é que em novembro o documento siga para apreciação do Conselho Superior (Cosup).

 

A coordenadora da Comissão Central de Elaboração do PDI 2019-2023, Marcelina Maschio, destaca a importância da participação social no processo de construção do documento.

 

"Um documento construído coletivamente possui maior legitimidade. As coletas de dados foram planejadas para que subsidiem a construção do PDI. Posteriormente, publicaremos um documento com todas as contribuições recebidas da nossa comunidade", ressaltou Marcelina.

 

Mapa Estratégico - Também como uma das etapas no processo de elaboração do PDI 2019-2023, entre os dias 28 e 30 de maio, servidores, estudantes e gestores do IFMS participaram do evento "Futuro em Construção", em Campo Grande, onde definiram coletivamente os objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos.

 

O Mapa Estratégico do IFMS foi consolidado no Workshop de Planejamento Estratégico e validado no Congresso do PDI.

 

Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos. O processo de elaboração do novo Plano é conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016

 

Mais informações sobre o processo de elaboração do PDI 2019-2023 estão no espaço i-Cidadania, no endereço www.ifms.edu.br/cidadania.