Professores da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação do Programa Agrinho

 / Daiane Becker

Professores da Rede Municipal de Ensino de Jardim – MS participaram na quarta-feira, 23 de maio de mais uma capacitação do Programa Agrinho. O evento aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Turista. No evento estiveram presentes 18 profissionais, entre educadores e coordenadores das escolas do município.

Com o propósito de divulgar as iniciativas do campo que valorizam o ciclo da água, e também promover a produção de água paralela à produção de alimentos, o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou o tema do programa Agrinho 2018: “Produzindo água no campo: o Agro preservando o maior bem da Terra”.

A capacitação foi ministrada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Maria Clara de Almeida. A profissional abordou a importância desse primeiro encontro onde todas as informações do material didático foram repassadas. Na formação foi reforçado o compromisso de ofertar oportunidade e melhoria de vida para a sociedade.         

 O prefeito de Jardim – MS, Guilherme Monteiro (PSDB), destacou a importância da parceria com o SENAR na educação de Jardim. “Fico satisfeito em mantermos uma parceria de sucesso com o SENAR em nossa cidade. O programa tem um excelente material que contribui para a formação de cidadãos responsáveis com a sociedade e também com meio ambiente”.

Para a secretária de educação, Eliana Cafure Peixoto, a capacitação dos profissionais é muito importante, pois além de buscar a melhoria da qualidade de ensino do município, contribui também para uma formação mais responsável, despertando nos alunos o senso de responsabilidade para as questões ambientais, e o próprio futuro.

O Programa Agrinho no estado de Mato Grosso do Sul é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado, e trabalha com uma proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia de pesquisa. O objetivo geral do programa é promover a reflexão sobre: ética, cidadania, saúde, responsabilidade social, meio ambiente, diversidade cultural, consumo e sustentabilidade, com foco na conexão campo-cidade, por meio da promoção social do homem e mulher do campo.

 Trata-se, portanto, de um programa de maior responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul -  FAMASUL.