Policiais Militares do 11º Batalhão participam do 1º Fórum Nacional de Segurança para Faixa de Fronteira, em Brasília

 /

Durante a última semana (22 a 28.04), o Major Adriano Rodrigues de Oliveira, Subcomandante do 11º BPM e o 1º Sargento Jhondnei Aguilera, Comandante do 1º Grupamento de Boqueirão, representaram a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, como Gestor e Operador de Segurança Pública, respectivamente, no 1º Fórum Nacional de Segurança para Faixa de Fronteira.

O evento ocorreu em Brasília e foi promovido pelo Ministério Extraordinário da Justiça/Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), contando com representantes, autoridades, gestores e operadores das Forças de Segurança Pública dos 11 Estados da faixa de fronteira e o Distrito Federal, além de outros órgãos como Receita Federal, Ibama e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No período, os militares receberam aulas teóricas e práticas, informações, instruções relacionadas à atuação de cada órgão lá representado, objetivando a qualificação na Gestão de Políticas Públicas em área de fronteira, por meio da transversalidade de conteúdos e sistematização de experiências relacionadas ao trabalho integrado e coordenado, em busca do fortalecimento e aprimoramento no nível operacional e gestão entre essas instituições que atuam nas áreas fronteiriças. Ressaltando a oficina de vivenciamento, onde os participantes, gestores e operadores, simularam situações rotineiras pertinentes a cada fronteira, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).

O Fórum atende a uma necessidade antiga dos Secretários de Segurança Pública estaduais, aproximando as diferentes esferas do poder público e promovendo o diálogo em torno do tema, no enfrentamento ao crime organizado, grande responsável pelo contrabando e pelo tráfico de drogas e armas.

A proposta é a criação de um grupo de trabalho (GT) para a elaboração de um projeto batizado de Esforço Integrado de Segurança Pública para a Faixa de Fronteira. Coordenada pela Senasp, a ação discutirá temas como a infraestrutura mínima necessária em apoio às operações e à metodologia a ser adotada.

Estiveram, também, representando Mato Grosso do Sul: o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e o Diretor de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON), Coronel QOPM Edimilson de Oliveira Ribeiro.

O Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Admilson Cristaldo Barbosa, parabeniza os policiais pela voluntariedade em representar a PMMS em um evento de tamanha magnitude e que gerará excelentes frutos à segurança, não só da fronteira, como de toda nação, pois os resultados irão refletir no aprimoramento das técnicas de Segurança, coibindo a entrada de ilícitos e criminosos em solo brasileiro, além da    busca de conhecimento e aperfeiçoamento para o desenvolvimento de suas atividades profissionais à sociedade.