11º BPM apoia “Operação Ágata”

 /

Durante a sexta e a segunda-feira (09 e 12), as equipes Policiais Militares de Porto Murtinho e Alto Caracol apoiaram o Exército Brasileiro na “Operação Ágata”.

Desde 2011, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) coordena uma ação de grande escala com o objetivo de fortalecer a segurança dos quase 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres do Brasil. 

Trata-se da Operação Ágata, que integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países Sul-Americanos. Ao longo da operação, militares do Exército Brasileiro com apoio da Polícia Militar realizam missões táticas destinadas a coibir delitos como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpo ilegais. 

O 11º BPM destinou duas viaturas PM, com equipes treinadas na repressão de ilícitos para apoiar e Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil na Operação.

O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa, frisou que ações dessa natureza são corriqueiras, serão intensificadas e a união com as Forças Armadas é um ganho para a sociedade, pois inibe grande parte dos ilícitos na região.