Aprovada a divulgaĆ§Ć£o de telefone contra exploraĆ§Ć£o sexual de crianƧas

Deputados aprovam projeto para divulgaĆ§Ć£o de aplicativo contra exploraĆ§Ć£o de crianƧas /

Os deputados aprovaram, em segunda votaĆ§Ć£o, o projeto que prevĆŖ a divulgaĆ§Ć£o em salaas de cinemas, do telefone (disque 100) e aplicativo "Projeta Brasil", que combatem a exploraĆ§Ć£o sexual de crianƧas e adolescentes, em Mato Grosso do Sul. A matĆ©ria segue para sanĆ§Ć£o do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O projeto de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), obriga todos os cinemas de Mato Grosso do Sul, a projetarem antes dos filmes, o telefone e aplicativo mencionado, para que por meio destes canais de comunicaĆ§Ć£o, elas possam receber a devida orientaĆ§Ć£o e proteĆ§Ć£o, nestes casos de violĆŖncia.

A proposta da deputada altera a lei estadual 2.413, de 2002, que jĆ” indicava alguns procedimentos de combate a exploraĆ§Ć£o sexual infanto-juvenil, com a divulgaĆ§Ć£o dos dispositivos tambĆ©m por meio de afixaĆ§Ć£o de cartaz em local de grande circulaĆ§Ć£o e fĆ”cil visualizaĆ§Ć£o, no Estado.

A autora ressaltou que o "disque 100" Ć© um telefone que recebe denĆŗncias, anĆ“nimas ou nĆ£o, que envolvam violaĆ§Ć£o de direitos de grupos sociais vulnerĆ”veis, como crianƧas, adolescentes, alĆ©m de pessoas em situaĆ§Ć£o de rua, idosos, pessoas com deficiĆŖncia e populaĆ§Ć£o LGBTT (LĆ©sbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

TambĆ©m ressaltou que o aplicativo "Projeta Brasil", permite a populaĆ§Ć£o denunciar e se informar sobre as diferentes violaƧƵes de direitos, inclusive fazendo o devido encaminhamento (localizando) o Ć³rgĆ£o de proteĆ§Ć£o mais perto da pessoa que queira denunciar.