Comandante do 3º Pelotão PM de Porto Murtinho participa das comemorações alusivas aos 80 anos da 2ª Companhia de Fronteira

 /

Durante a última semana (09 a 13), o Tenente Edson Ferreira Salustiano, Comandante do 3º Pelotão de Porto Murtinho, representou o Comandante do 11º BPM Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa nas comemorações alusivas aos 80 anos de criação da 2ª Companhia de Fronteira.

 

Breve histórico da 2ª Companhia de Fronteira: Em 1850, 31 praças, sob o comando do Tenente Francisco Bueno da Silva, ocuparam o local denominado “FECHO DOS MORROSâ€, para ali construírem um novo destacamento militar, base para o povoamento da Região. Em 1938 foi criada pelo Aviso Nr 030, baixado pelo Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra, a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Fronteira, com efetivo de 65 militares, todos oriundos da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Fronteira de Corumbá- MS, comanda pelo Capitão Francisco Carlos Bueno Dechamps, dois anos mais tarde, em 1940, a organização militar teve a denominação mudada para 2ª Companhia Independente de Fronteira.

 

No dia 09/01/2018, o Tenente Salustiano participou da corrida, com percurso de 5 Km, tendo como local de Largada e Chegada, frente da Praça de Eventos da Cidade. Estiveram participando da Corrida, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Murtinho Tenente Coronel Muniz, o Comandante da 2ª Companhia Fronteira Major Édyno Marques Alves Branco, o Comandante da Agência Fluvial Tenente Capitão Sandro Silvestre, o Comandante da Policia Militar Ambiental Capitão Rafael Ferreira, entre outras autoridades.

 

No dia 10/01/2018, participou da Retreta com a Banda de Música do 17º Batalhão de Fronteira, realizada na Praça de Eventos da Cidade, onde estiveram presentes no evento: o Prefeito de Porto Murtinho Derlei Delevatti, Vereadora Sônia Ferreira, Vereadora Fátima Vidotte, Secretária Municipal  de Assistência Social, Trabalho e Cidadania Nádia Simone Delevatti, o Comandante da 2ª Companhia Fronteira Major Édyno Marques Alves Branco, o Comandante da Agência Fluvial Tenente Capitão Sandro Silvestre, o Comandante da Policia Militar Ambiental Capitão Rafael Ferreira, entre outras autoridades.

 

No dia 11/01/2018, o Tenente Salustiano participou da competição de tiro, realizada no morro da Bocaina, aproximadamente 30 Km da Cidade de Porto Murtinho, onde foi premiado com a 2ª Colocação. Esteve participando da Competição, o Comandante do Bombeiro de Porto Murtinho Tenente Coronel Muniz, o Comandante da Agência Fluvial Tenente Capitão Sandro Silvestre, o Comandante da Policia Militar Ambiental Capitão Rafael Ferreira, entre outros militares.

 

No dia 13/01/2018, participou da Formatura Militar e Almoço Comemorativo, realizada no Quartel da 2ªCIA FRON, onde foi homenageado com Diploma e Título de Amigo da 2ª Companhia de Fronteira, e ainda recebendo uma Moeda Dourada grafada 80º Aniversário da Companhia de Fronteira. No evento estiveram presentes: o Prefeito de Porto Murtinho Derlei Delevatti, Vereadora Sônia Ferreira, Vereadora Fátima Vidotte, Secretária Municipal  de Assistência Social, trabalho e Cidadania Nádia Simone Delevatti, o Defensor Público Alex Batista de Souza , o Comandante do Bombeiro de Porto Murtinho Tenente Coronel Muniz, o Comandante da 2ª Companhia Fronteira Major Édyno Marques Alves Branco, o Comandante da Agência Fluvial Tenente Capitão Sandro Silvestre, o Comandante da Policia Militar Ambiental Capitão Rafael Ferreira, entre outras autoridades.

 

O Tenente Salustiano, enfatiza que foi uma honra participar das festividades, demonstrando o estreitamento dos laços entre as forças de Segurança Pública (Polícia Militar e Exército Brasileiro). Honra também conseguir 2ª colocação na competição de tiro, a qual foi muito disputada.