TCE-MS prossegue com curso de formação de novos servidores do órgão

 / Mary Vasques/Roberto Munhoz

Nesta terça-feira (16/01), foram ministradas duas palestras voltadas para o conhecimento do Controle Interno e a Rotina de Gabinetes no âmbito do TCE-MS. As palestras foram ministradas pelas servidoras, Ana Lucia Mattos de Lima Ribeiro e Thais Xavier Ferreira da Costa, Auditoras Estaduais de Controle Externo, que exercem as funções de Diretora de Controle Interno do TCE e Chefe de Gabinete de Conselheiro, respectivamente. 

 
 
A importância e a abrangência do Controle Interno no TCE-MS – Ana Lucia Mattos de Lima Ribeiro
 
Com o objetivo de ampliar o conhecimento do Controle Interno aos novos Auditores, uma vez que existe uma legislação que exige a evolução na implantação do Controle Interno em todos os órgãos públicos. Conforme a Diretora de Controle Interno, Ana Lucia Ribeiro, “além da exigência da Lei, a própria sociedade está cobrando, cada vez mais, que os gastos sejam controlados. Portanto em todas as esferas do Poder Público, seja federal, estadual ou municipal é obrigatória à implantação e a efetividade desse Controle Interno. O servidor quando estiver auditando um órgão terá que verificar o funcionamento da gestão, dentro do Controle Interno”, explica Ana Lucia.  
 
 
Rotina de Gabinetes e analises jurídica de processos-  Thais Xavier Ferreira da Costa
 
A palestrante Thais Costa falou sobre a Rotina nos Gabinete e explicou que a ementa do curso contempla o conhecimento sobre o Tribunal e seus setores na interface Processo/Sistema, destacando a realidade dos gabinetes, sendo de suma importância que os novos servidores saibam que o trabalho das atividades fins nas inspetorias estão estritamente ligadas as atividades dos gabinetes.
 
“Os auditores puderam conhecer um pouco sobre  a conexão do gabinete com as inspetorias, conexão dos gabinetes com os jurisdicionados, da colocação dos gabinetes dentro da estrutura do Tribunal de Contas e como que esse conjunto de atividades, gabinetes, inspetorias e todo nosso suporte de sistema, que é atrelado à presidência, realiza o controle externo”, esclareceu Thais Xavier.  
 
 
O curso de Formação dos Auditores Estaduais de Controle Externo está sendo realizado pela Escola de Controle Externo (Escoex) vai até o dia 02 de fevereiro, com carga horaria de 150 horas-aula e um programa que soma 33 módulos com conteúdos específicos para a área de Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
 
O curso de Formação dos Auditores Estaduais de Controle Externo do TCE-MS, aproxima os servidores  da realidade do Tribunal e do proposito de contribuir para o aprimoramento da Gestão Pública. De acordo com Chefe de Gabinete, Thais Xavier, “os cursos de formação vem se aprimorando desde a primeira edição e a gestão compartilhada do Conselheiro presidente Waldir Neves trouxe modernização, agilidade e está parametrizando o nosso Tribunal com os Tribunais mais avançados em termos de fiscalização”, descreve Thais.  
  
O conselheiro vice-presidente Ronaldo Chadid  e diretor Geral da Escoex  espera que o curso seja o mais prático possível para que os novos auditores já entrem realizando os serviços e contribuindo para essa nova fase do Tribunal, que entraram em uma fase de transição aonde o Tribunal esta tematizando as inspetorias”, concluiu Thais Xavier.