Governo do Estado inicia reforma da escola de Porto Murtinho, reivindicada há mais de 10 anos pela comunidade

 / Paulo Yafusso,

A governadora em exercício Rose Modesto cumpre agenda em Porto Murtinho nesta quarta-feira (17.1), onde acompanha a realização de um sonho da comunidade escolar da Escola Estadual José Bonifácio, de Porto Murtinho. O prédio, construído em 1963, começou a ser reformado. A última vez que o imóvel recebeu uma obra de restauração geral foi em 2004 e, posteriormente, em 2008 foram feitos alguns reparos e construída a quadra de esportes coberta.

Os pedidos para a reforma completa do imóvel vinham sendo feitos há mais de 10 anos e o resultado do não atendimento da reivindicação é que a estrutura começou a ceder, as paredes e o telhado começaram a apresentar problemas e o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Preocupado em garantir segurança aos alunos e professores da escola, o governador Reinaldo Azambuja esteve em agosto do ano passado lançando pacote de obras em Porto Murtinho, e entre os projetos está a reforma completa da edificação, orçada em R$ 1,6 milhão.

Em setembro de 2017, os 700 alunos da EE José Bonifácio passaram a ter aulas na escola municipal Iza Maria Gaúna, que havia sido desativada pela Prefeitura. A José Bonifácio atende a comunidade de Porto Murtinho e da Colônia Carmelo Peralta, no Paraguai, com educação básica, fundamental e médio, com aulas nos três turnos.

A empresa responsável pela obra prevê a conclusão da reforma em 11 meses, mas para acelerar o cronograma pretende contratar cerca de 30 operários para executar os serviços. Pelo projeto, a parte hidráulica, elétrica, reboco das paredes, o telhado e o suporte das bases serão reforçadas, para que o prédio não sofra mais com problemas estruturais.

Rose Modesto também visita área cedida pela prefeitura para construção de moradias para pessoas que sofreram com estragos causados pelas fortes chuvas.