Bombeiros Militar em Jardim auxilia na formação de Aquaviários

 /

Jardim (MS) – O 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente participou na última quarta-feira (17) da formação de alunos do Curso de Formação Aquaviários – CFAQ, habilitação certificada pela autoridade marítima para operar embarcações em caráter profissional.

A Marinha do Brasil através da Agência Fluvial de Porto Murtinho realizou o curso no município de Bonito e a Unidade de Bombeiros Militar de Jardim contribuiu com a formação ministrando palestra de Primeiros Socorros aos participantes, as instruções visam contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana embarcada.

A carreira de Aquaviário é dividida em duas seções: áreas de Convés e Máquinas. Na Área de convés, o interessado ingressa como Moço de Convés, depois passa a ser Marinheiro, Contra-Mestre e Mestre de Cabotagem. Na segunda seção, Área de máquinas, a estrutura da carreira inicia em Moço de Máquina, passando para Marinheiro de Máquina, que ascende para Condutores de Máquinas, podendo chegar até Comandante da Embarcação.