Espaço 'Sangue Bom' cadastra doadores em shopping

 /

Passear no Pátio Central Shopping, no Centro de Campo Grande, pode ser mais do que uma atividade de lazer e consumo. O local também tem um endereço para praticar a solidariedade. O espaço “Natal Sangue Bom” está cadastrando doadores de sangue, medula óssea e órgãos. A ação é uma parceria do Instituto Sangue Bom, fundado por Carlos Alberto Rezende, o Professor Carlão, e o Pátio Central.

Além de cadastrar doadores, vários serviços de saúde e beleza estão sendo oferecidos no espaço, graças às parcerias conquistas por Carlão. “Este é um período propício para a conscientização. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro as doações de sangue caem 30% e, ao mesmo tempo, a demanda cresce”, diz. As fichas de cadastramento são preenchidas à mão pelo próprio doador e depositadas numa urna. Depois é o próprio Carlão quem repassa os dados ao Hemosul.

Carlão é reconhecido por sua luta em prol de doações para bancos de sangue e medula. Em 2016, ele passou por um transplante de medula após ser diagnosticado com leucemia. Agora, através do Instituto Sangue Bom o professor ministra palestras para estimular o cadastramento de doadores de sangue e medula óssea.

Sobre a doação de órgãos, Carlão considera que o espaço Natal Sangue Bom poderá ajudar a orientar a população sobre o assunto. Segundo o Ministério da Saúde, a recusa das famílias em autorizar os transplantes ainda é alta (43%). “Unidos, vamos ampliar nossa rede de doadores e, consequentemente, ajudar a salvar vidas”, afirma o professor.

Empresas parceiras - As empresas parceiras já estão prestando atendimentos gratuitos no espaço Natal Sangue Bom. A farmácia Lunia está oferecendo aferição de pressão, teste de glicemia e atenção nutricional no local. “Este ano queríamos festejar os nossos 36 anos de uma maneira diferente. Então o convite do Carlão para integrar o espaço veio em boa hora”, relata o diretor de marketing da Lunia, Ygor Antônio Arinos. A empresa também está levando atendimentos gratuitos uma vez por mês ao Hospital Regional.

Outra empresa que está no Espaço Sangue Bom é a L’Bel Beleza. “Aqui ensinamos dicas de limpeza, cuidados com a pele e automaquiagem. Além disso, também maquiamos as mulheres com os nossos produtos. Tudo sem cobrar nada”, diz Meliza Teixeira, empresária da L’Bel Beleza. A empresa atende no local todas as quintas-feiras, das 14h às 17h.

As empresas e órgãos parceiros se revezarão no local para prestar atendimento à população até 24 de dezembro quando o espaço será encerrado. Serão prestados serviços como orientação em estética básica, orientação nutricional, testes de glicemia, cuidados faciais, dicas de maquiagem básica, orientações e técnicas escovação e distribuição de kits de higiene, consultas gratuitas de câncer de pele. 

O Pátio Central cedeu o espaço, a decoração e ainda está fazendo a divulgação das ações nas redes sociais. “É um período do ano em que as pessoas estão mais propensas a praticarem a solidariedade. Além disso, sabemos que as doações de sangue caem nesta época. Por isso, é um ótimo momento para trabalhar pela causa”, explica a coordenadora de Marketing do Pátio Central Thayara Barboza.

Calendário das ações - O calendário completo do espaço pode ser consultado nas páginas do Instituto Sangue Bom (https://www.facebook.com/InstitutoSangueBom/ ) e do Pátio Central Shopping (https://www.facebook.com/patiocentralshopping/ ).

O espaço Natal Sangue Bom fica aberto das 8h às 19h, para preenchimento de cadastro. As atividades gratuitas acontecem conforme cronograma, sempre nas terças e quintas-feiras, além de sábado.

O espaço fica no primeiro piso, ao lado do Morena Mulher. São parceiros do Espaço Sangue Bom Hemosul, Santa Casa, Unigran Capital, Laboratório MultiLab, Farmácia Lunia, L’Bel Beleza, ABO/CRO, Projeto Previne Prevenção, UNIC, Sonimed, Diimagem e  Academia Formae

Pátio Central - O Pátio Central Shopping fica na Rua Marechal Rondon, 1380 – Centro. O horário de funcionamento das lojas é das 8h às 19h e Praça de Alimentação segue até às 21h.