HU realiza ações no dia de luta contra a AIDS

 /

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), realiza nesta sexta-feira (01/12) diversas ações para comemorar o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS.

Das 8h às 16h, no Hospital Dia do HUMAP-UFMS, serão realizadas testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites virais, aconselhamento e distribuição de preservativos, laços (em homenagem ao Dezembro Vermelho – mês de conscientização da luta contra a AIDS) e panfletos informativos.

Às 9h, no auditório do LAC, na UFMS, acontece um colóquio com quatro palestrantes. A Dra Márcia Maria Dal Fabro abordará o perfil epidemiológico do município de Campo Grande. A Dra Priscila Alexandrino de Oliveira vai falar sobre “Diagnóstico tardio e abandono de tratamento: perfil dos casos internados no HUMAP-UFMSâ€. Na sequência a Dra Clarice Souza Pinto aborda a prevenção PREP, PEP em populações vulneráveis. Fechando o colóquio, Daniele Martins Tebet explica a rede de assistência PVHIV, organização do serviço SAE e assistência farmacêutica no Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante todo o dia, em frente ao Hospital Dia, os presentes poderão conhecer o Túnel de Sensações, disponibilizado pelo projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), da UFMS. Trata-se de um túnel sensorial onde as pessoas podem aprender sobre o uso correto e a importância dos preservativos (feminino e masculino).

“O Dia de Luta Contra a AIDS é uma data para conscientização, para fazer as pessoas lembrarem da importância da prevenção contra a AIDS. Com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes por conta do avanço dos medicamentos as pessoas esqueceram da gravidade da doença. Pacientes com AIDS precisam fazer uso contínuo de medicamentos, retornos ambulatoriais e exames de rotina, não é uma vida fácil. A data também é relevante para retomar reflexões sobre medidas de saúde pública, para chamar a atenção dos gestores públicos para a importância do temaâ€, explica a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HUMAP-UFMS, Adriana Carla Garcia Negri.

O Hospital Dia do HUMAP-UFMS tem 1.580 pacientes cadastrados com HIV, realiza 600 atendimentos agendados (consultas ambulatoriais) por mês e mais 500 atendimentos de intercorrências (demandas espontâneas) mensalmente. Conta com 10 leitos e é o único hospital do estado de Mato Grosso do Sul a atender pacientes com AIDS.​