Com gestão estratégica, MS alcança 5ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados

 / Diana Christie

Com gestão estratégica, o governo de Mato Grosso do Sul conquistou o 5º lugar no Ranking da Competitividade dos Estados em 2017. Focando em melhorar, ainda mais, esses resultados, a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) investe em planejamento para trabalhar as potencialidades do Estado e vencer os desafios.

“Desde a divulgação do ranking temos tido uma motivação muito grande, não apenas pela evolução do Estado, mas, principalmente, pela referência que ganhamos em termos de métrica para a elaboração de políticas públicas que gerem resultados em longo prazo e com foco em áreas prioritárias, como prevê nosso modelo de gestão”, destaca o secretário de Gestão, Eduardo Riedel.

Em outubro, a Secretaria recebeu a equipe do CLP (Centro de Liderança Pública) e da Consultoria Tendências, responsáveis pela elaboração do Ranking da Competitividade, para conhecer melhor a metodologia de definição dos itens e atribuição de pesos dos indicadores que compõem a média final e elaborar um novo projeto de crescimento para Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a diretora executiva do CLP, Luana Tavares, destacou a importância dessa análise conjunta com os governos: “Essa interação com os gestores gera o resultado que esperamos que é buscar a melhoria dos indicadores e, principalmente, entender como utilizá-los. Essa experiência de sentar com os secretários de estado e gestores para discutir da realidade do governo nos auxilia a traduzir nas nossas iniciativas, ferramentas que ajudem na prática a melhorar as políticas públicas”.

Para o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira, o uso dos indicadores em muito auxilia a definição das prioridades do Contrato de Gestão, do Planejamento Estratégico. “É importante selecionar ações de governo que movimentem os indicadores estratégicos de forma positiva. Tomar decisões ou pensar em projetos sem considerar os resultados possíveis, pode gerar gastos desnecessários, projetos descontinuados e, principalmente, população não atendida”, ponderou.

Sobre o Ranking

Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição na classificação geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2017.  O estudo é realizado pelo CLP, em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Grou, e considera 66 indicadores, agrupados em 10 pilares estratégicos para o desenvolvimento brasileiro.

De acordo com o ranking, a pontuação do Estado foi de 62,7, numa escala de zero a 100, desempenho acima da média nacional (47,9). Nas quatro primeiras posições do ranking estão São Paulo, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal.