Abóbora: ingrediente é a nova aposta para uma pele perfeita

 / VÂNIA GOY

O próximo ingrediente-tendência a aparecer nos frascos dos nossos cremes faciais é a abóbora, segundo a versão americana da Marie Claire. E, acredite ou não, a escolha não está relacionada ao Halloween.

Estudos mostram que as enzimas da abóbora são um ingrediente milagroso para quem sofre com a pele sensível. O legume é rico em alfa-hidroxi-ácidos (AHAS), que esfoliam delicadamente a superfície do rosto e ajudam a deixar a textura e tonalidade da pele mais uniforme.

Eles funcionam como ácidos famosos e queridinhos dos dermatologistas, como o ácido glicólico, mas de forma mais gentil, sem deixar a pele avermelhada ou irritada. Bônus: a abóbora ainda é rica em vitaminas A e C, que ajudam a reduzir a inflamação da pele e a ação de radicais livres.

Fã do ingrediente e de tratamentos naturais, a esteticista brasileira Roseli Siqueira formulou a sua máscara de abóbora há 20 anos. “Rica em caroteno e aminoácidos, ela ajuda a intensificar a produção de colágeno e deixar a pele mais resistente aos raios UV”, diz. “Em geral, as pessoas usam ingredientes muito ácidos, que retiram a proteção natural da pele e acabam deixando o rosto sensibilizado. Esse é um dos ativos que desintoxicam e trabalham a vitalidade do rosto.”