Alunos do Projeto Patrulha Mirim do 11º BPM realizam excursão em Corumbá e Ladário

 /

Durante o último final de semana (13 e 14), os alunos do Projeto Patrulha Mirim do Distrito de Boqueirão realizaram uma excursão nas cidades de Corumbá e Ladário.

O projeto é desenvolvido pelo 11º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim e tem como instrutores responsáveis o Cabo PM Thiago Henrique Farias Peixoto e Soldado PM Marcelo Augusto Silva do Nascimento, e como Coordenadora Pedagógica a professora Elizabeth Maronita. É um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer.

O objetivo é proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar. 

O objetivo do passeio foi que os alunos aproveitassem o melhor das duas cidades. No dia 13, os alunos visitaram o Complexo Militar do 6º Distrito Naval na cidade de Ladário, onde receberam instruções em um helicóptero da Marinha e até sentiram o prazer de entrar na aeronave. Tiveram também a oportunidade de entrar em um Navio de Transporte Fluvial â€Almirante Levergerâ€. A embarcação tem a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares, e é utilizado na execução de tarefas de apoio às operações ribeirinhas, além de atendimentos médicos e odontológicos.

No dia 14, pela manhã, seguiram para a estátua do Cristo Rei do Pantanal, cartão postal de Corumbá, onde aproveitaram o lindo visual da cidade. Em seguida, fizeram uma atividade esportiva (futsal) com os alunos da escola Tenir. No período vespertino, realizaram visita ao Museu de História do Pantanal (MUHPAN), onde visualizaram muito atentos o acervo riquíssimo que o Museu oferece. Após a visita ao Museu, realizaram um delicioso lanche e retornaram para o Distrito do Boqueirão.

O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa, é um grande incentivador dos projetos sociais. Além do Patrulha Mirim, o Batalhão desenvolve os projetos: Bom de Bola, Bom na Escola; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e o Projeto Mulher Segura.