‘Abalado’: Ex-prefeito envolvido em briga com ex-vereador diz ter saído da chácara antes de confronto

 /

O ex-prefeito de , Douglas Figueiredo, que se envolveu em briga com o ex-vereador Dinho Alves pouco antes dele ser morto em confronto com a polícia, disse nessa quinta-feira (9) estar abalado com o acontecido.

A assessoria do ex-prefeito manifestou que Dinho teria começado a discussão e que ele até havia tentado agredir não só Douglas, mas também outras pessoas.

 

Ainda conforme posicionamento da assessoria, Douglas não estava mais na chácara na hora dos disparos que mataram Dinho.

Logo, ele ficou sabendo apenas algum tempo depois que Dinho havia sido morto em embate com os polícias militares, que, segundo a assessoria de Douglas, também eram convidados da festa.

Vale ressaltar que esta última informação vai de encontro à explicação que consta no boletim de ocorrência do caso, em que está declarado que os policiais “foram acionados” para ir até o local.

 

Segundo testemunhas que estavam na chácara, Dinho estava armado, aguardando a saída de Douglas Figueiredo, ex-prefeito do município, após os dois se envolverem em uma discussão. Entretanto, Douglas já não estaria mais no local.

A confraternização era em uma chácara localizada na BR-262, próxima à ponte do Rio Taquarussu, que foi realizada em alusão ao aniversário da cidade.

Confronto com a polícia

Conforme as informações do boletim de ocorrência, Dinho foi alertado pelos militares, que informaram serem policiais e ordenaram que Dinho largasse a arma.

Entretanto, segundo a polícia, ele não acatou, disparando na direção dos policiais, “que não tendo outra alternativa para conter a agressão”, e efetuaram disparos contra o ex-vereador, informa o boletim de ocorrência.

Logo após ser alvejado, ele tentou correr para trás do veículo, caindo ao solo, e morreu no local.

Dinho Vital era suplente de vereador

O ex-vereador de Anastácio, Wander da Silva Vital, o Dinho Vital, 40 anos, morto a tiro após discussão em Anastácio, era suplente de vereador no município. Nas últimas eleições municipais, em 2020, ele recebeu 264 votos, ficando como suplente do vereador Professor Aldo (PDT).

Atualmente, Dinho atuava como vice-presidente da Comissão Provisória do Partido Progressistas de Anastácio, partido no qual ele estava filiado.

Anteriormente, ele havia sido eleito como vereador em 2016, mas pelo DEM. Entretanto, perdeu nas eleições de 2020, ficando como suplente. Ele também já foi secretário de Planejamento de Miranda, em 2021.

O incidente foi registrado como homicídio decorrente de oposição e intervenção policial. Inicialmente, houve a informação de que um policial à paisana teria atirado contra Dinho, no entanto, o documento policial diz que guarnição da PM estava no local onde houve confusão.