'Amigos do meio ambiente': atrativos de ecoturismo em Jardim recebem selo internacional de Clima Positivo

 /

A Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata, ambos em Jardim (MS), receberam o Certificado de Clima Positivo. O selo é entregue a estabelecimentos nacionais e internacionais que são amigos do meio ambiente.

🍃📄Como o certificado foi obtido: Para obter a certificação, os empreendimentos de ecoturismo tiveram que neutralizar as emissões de carbono e remover mais carbono da atmosfera do que emitem. Com isso, os atrativos possibilitam um impacto ambiental e climático positivo por meio das ações ambientais.

💧🌅Impacto reconhecido por instituição de prestígio: As certificações foram concedidas pela plataforma validada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) Green Initiative. A instituição avaliou as emissões e compensações de CO² dos atrativos, certificando-os como clima positivo.

 
Atrativo recebeu certificado internacional. — Foto: Bruna Mello/Reprodução

🌬️🌬️Mais que zerar as emissões de carbono: O certificado pretende apresentar ao público empreendimentos que possuem o compromisso de uma organização com a descarbonização e a neutralização do impacto no meio ambiente.

A Certificação Climate Positive significa que as ações climáticas dos atrativos turísticos foram além da neutralidade, criando de fato benefícios ambientais e climáticos ao remover dióxido de carbono adicional da atmosfera por meio de ações para proteger, gerenciar de forma sustentável e/ou restaurar ecossistemas.

🏞️🏞️Processo de transformação: Para conseguir a certificação, os dois atrativos iniciaram o processo para receber o selo em 2023. Os dois estabelecimentos seguiram rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS). — Foto: Reprodução

Para calcular a pegada de carbono, os atrativos de ecoturismo adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão. Para completar o ciclo, os atrativos seguiram três etapas:

 

  1. Pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local;
  2. Processamento de imagens de satélite;
  3. Cálculos para estimar a quantidade total de CO² capturado.

 

 

Bonito: carbono neutro

 

Estância fica em Bonito, capital do ecoturismo brasileiro — Foto: Fernando Peres/Arquivo Pessoal

Estância fica em Bonito, capital do ecoturismo brasileiro — Foto: Fernando Peres/Arquivo Pessoal