Contaminação da água por agrotóxicos em MS é discutida por especialistas na UFMS

 /

“Água: fonte de vida – a extensão da contaminação por agrotóxicos no Mato Grosso do Sul” é o tema do seminário do dia 22 de março, no auditório Professor Inardi Adami, também conhecido como LAC, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Campo Grande.

 

O evento é gratuito e aberto para estudantes e pesquisadores no assunto. Interessados podem se inscrever pelo link, clicando aqui. 

O encontro será promovido pela superintendência estadual do Ministério da Saúde, a UFMS e a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Mato Grosso do Sul.

A partir das 8h inicia uma imersão acadêmica sobre o tema. A doutora Alexandra Pinho abre o circuito de palestras com o assunto dinâmica dos agrotóxicos no meio ambiente. Na sequência, a professora Teodora Souza irá debater a escassez e contaminação de água nos territórios indígenas e assentamentos rurais.

Doutores no assunto do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza Costa e Silvia Naomi Uehara vão trazer dados do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre pesquisas e estudos da contaminação da água na saúde humana, por conta de coquetéis de substâncias. Antes do intervalo da manhã haverá espaço para perguntas.

No retorno, o programa Águas do Pantanal, do SOS Pantanal, irá apresentar o resultado da pesquisa sobre contaminação da água no rio Santo Antônio, afluente do rio Miranda. Em seguida, representando a Embrapa, Rômulo Penna Scorza Júnior, irá trazer informações sobre monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em Mato Grosso do Sul.

Encerrando o ciclo de palestras da manhã, a doutora Maria Helena da Silva Andrade mostrará a avaliação da qualidade de água nos recursos hídricos do Estado, usando bioindicadores.

Após o almoço a doutora Noirce Lopes da Silva, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), falará sobre notificações de mortalidade de abelhas e ações sanitárias da agência.

Debate sobre veneno também será proposto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) com a palestra sobre situação de insegurança no trabalho dos expostos aos agrotóxicos no Mato Grosso do Sul. Em seguida, doutora Joanice Lube Battilani, do Ibama, ministrará a palestra ‘papel dos órgãos de controle e fiscalização na redução da contaminação da água por agrotóxicos’.

O evento seguirá com palestra do promotor de justiça Luciano Loubet, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que trará o tema ‘responsabilidade civil e penal na temática agrotóxicos). A última palestra do evento será com a professora doutora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Zefa Valdivina Pereira, com o tema ‘produção agroecológica como alternativa para o uso dos agrotóxicos’.

Após espaço para perguntas e discussão, haverá a elaboração de propostas para encaminhamentos e encerramento do seminário. Para confirmar presença é preciso entrar em contato pelo e-mail silvia.uehara@saude.gov.br .