Imagem do Street View vira prova em julgamento de pagamento de pensão

 / TecnoMundo/AMD

Já não é novidade para ninguém que o Google Street View nos trouxe muitas visões curiosas (para não dizer “bizarrasâ€) ao longo de sua existência. Mas ver a ferramenta ser uma prova crucial em um julgamento? Bem, está aí algo inesperado.

O inusitado caso ocorreu no Brasil, após uma segurada do INSS entrar com um pedido de pensão para seu ex-marido falecido. Segundo a Gazeta do Povo, ambos haviam se separado ainda em 2001, mas a suposta viúva voltou a viver com ele em seus últimos anos de vida – o que, por sua vez, constituía uma união estável.

Como você já deve imaginar pelo que falamos acima, o caso foi levado aos tribunais. E foi aí que a Advocacia-Geral da União (AGU), encarregada da defesa do INSS, trouxe a prova: imagens captadas pelo Google Street View em junho de 2015 mostravam a suposta viúva varrendo a calçada da casa de seu irmão.

Analisando isso, o Juizado Especial Federal de Ribeirão Preto concluiu que a história trazida pela mulher não era consistente. Mesmo tendo duas testemunhas a seu favor, a tal foto do Street View, junto da presença constante da “viúva†na casa de seu irmão, deixaram claro para o juiz de que ela não vivia na casa de seu ex-marido, como dizia originalmente. Com isso, o pedido foi negado pelo INSS, e ganhamos mais uma história curiosa para o serviço da Google.