Óleo de cozinha pode ser deixado em mercados

(Foto: Marco Miatelo). / Valdelice Bonifácio

Campo Grande acaba de ganhar novos pontos de coleta de óleo de cozinha usado. Seis estabelecimentos da Rede Comper manterão coletores de forma permanente nas lojas. A ação é uma parceria com a concessionária Águas Guariroba e está sendo colocada em prática dois meses após reportagens do Diário Digital apontarem a carência de locais para a destinação do produto que sobra nas cozinhas campo-grandenses.

Agora, clientes da rede de mercados podem deixar o produto usado – colocado em garrafas plásticas -- dentro dos coletores nos estabelecimentos.  “Nosso objetivo ao aceitar fazer parte do projeto é ajudar o meio ambiente”, explica a gerente de relacionamento do Comper Fernanda Bardauil. Ela detalha que a Águas forneceu toda estrutura para a coleta e que o Comper cedeu o espaço e agora vai trabalhar insistentemente a divulgação da campanha pelas rádios e redes sociais da rede.

Cliente da rede de mercados, a professora aposentada Luiza Aparecida Marcondes, 61 anos, enalteceu a iniciativa. “Isso aqui é algo muito positivo. Há muitas pessoas que não sabem o que fazer com o óleo usado e acabam descartando pelo ralo da pia, o que é errado. Eu sempre tomei muito cuidado. Eu guardo tudo e depois entrego a pessoas que fazem sabão. Mas, agora sei que tenho mais uma opção. Se não tiver para quem doar, eu posso trazer ao mercado”, avalia.

Nas primeiras horas da ação, que foi lançada na quinta-feira, 21 de setembro, a ideia já deu mostras de que vai pegar. Várias garrafas cheias de óleo foram deixadas no local por clientes do Comper. Todo óleo deixado nos coletores dos mercados é doado à empresa Katu Oil, que atua no segmento há quatro anos, comprando óleo de cozinha usado de empresas e pessoas físicas, como mostrou reportagem do Diário Digital veiculada em 18 de julho.

O sócio-gerente da empresa Caio Arakaki explica que a ação no Comper é, em primeiro lugar, de cunho educativo. O cliente do mercado não recebe dinheiro pelo óleo deixado nos coletores. “Isso é para conscientizar as pessoas a não jogarem no ralo da pia. Além disso é mais uma tentativa de aumentar a coleta residencial”, afirma. “É a primeira vez que temos um trabalho de coleta de óleo tão bem feito em uma rede de supermercados, com marketing e divulgação apropriada”, valoriza.

Conforme Caio, a expectativa é de que a campanha seja ampliada para as demais sete lojas do Comper se a iniciativa der certo. “Isso também pode incentivar outros mercados a montarem pontos de coleta”, acredita. A Katu Oil vende o óleo recolhido para uma empresa do Rio Grande do Sul que fabrica ração.

A ação nas lojas da Rede Comper é uma extensão do projeto De Olho no Óleo que é promovido nas escolas pela Águas Guariroba desde 2011, como explica o gestor de projetos sociais da concessionária William Carvalho. “Desde o início do projeto já recolhemos nas escolas mais de 24 mil litros de óleo e evitamos o descarte deste material na natureza”, relata.

Ele lembra que além do projeto De Olho no Óleo, a Águas também promove oficinas de sabão ecológico que ensinam a fazer produtos de limpeza com o óleo de cozinha usado, assunto abordado na série de matérias do Diário Digital. 

Inimigo da natureza - Todas as ações educativas da concessionária transmitem a mensagem de que o óleo de cozinha descartado incorretamente é o principal problema nas tubulações e na natureza. Na rede de esgoto, a gordura entope os canos e provoca vazamentos. Se jogado diretamente na terra, o produto pode contaminar o solo e a água. Cada litro de óleo descartado incorretamente pode poluir milhares de litros de água.

Conforme a concessionária, por mês, são realizadas cerca de quinhentas desobstruções de encanamentos na cidade por conta de descartes inadequados na rede de esgoto. O processo para descontaminar a água ou o solo, é muito caro, por isso, a melhor alternativa é a prevenção. De acordo com a Águas Guariroba, no Brasil, são despejados por ano cerca de 200 milhões de litros de óleo nos rios e mares, e o consumo pessoal chega a vinte litros no mesmo período.

Onde posso descartar o óleo de cozinha usado em Campo Grande?

1 – Comper Jardim dos Estados

2 – Comper da Zahran

3 – Comper Ypê Center

4 – Comper Hiper Center Spipe Calarge

5 – Comper Hiper Center Brilhante

6 – Comper Tamandaré

7 –  Mercado Municipal Antônio Valente, o Mercadão Municipal, no Centro de Campo Grande

8 – Feira Central de Campo Grande

9 – Empresa Katu Oil, na Rua Rio de Janeiro, 1675, Bairro Monte Castelo.