Anta se refresca em meio a banhistas no Rio Aquidauana

 /

Anta se refresca em meio a banhistas no Rio Aquidauana

 

 

Imagine estar se refrescando em um dia quente à beira do rio Aquidauana, no tranquilo distrito de Baianópolis, em Corguinho/MS, a 217 quilômetros de Aquidauana, e de repente, uma visita inesperada se junta ao seu banho.

 

Foi exatamente isso que aconteceu recentemente quando uma anta fez companhia a banhistas que aproveitavam o dia de sol.

 

Fotos capturadas por moradores da região mostram a anta nadando graciosamente e desfilando entre adultos e crianças que desfrutavam do rio. O encontro surpreendente se tornou um momento de admiração e encanto para todos que testemunharam a cena.

Nanci Lima, uma moradora local de 70 anos, revela que essa anta é uma figura bem conhecida pelos habitantes de Baianópolis.

"Ele é criado aqui, desde pequeno todo mundo conhece o Borel. Ele passeia pelas casas, os moradores dão milho para ele. Ele é bem mansinho", comenta Nanci, destacando a familiaridade que a comunidade tem com o animal.

 

No entanto, enquanto o encontro com a anta Borel se tornou uma atração para a comunidade, ambientalistas e representantes da Polícia Militar Ambiental (PMA) emitiram um alerta importante. A capitã da PMA, Thamara Moura, explicou que a interação entre pessoas e animais silvestres pode trazer riscos.

Animais silvestres podem transmitir doenças e alimentá-los de maneira inadequada pode alterar o comportamento das espécies e causar problemas de saúde.

 

Thamara Moura enfatiza a importância das antas na natureza, pois costumam percorrer grandes distâncias e desempenham um papel vital como dispersoras de sementes.

Ela observa que, se esses animais encontram uma oferta fácil de comida, podem deixar de buscar alimento na natureza, afetando todo o ciclo natural.

Esse encontro inusitado com a anta Borel serve como um lembrete da necessidade de admirar e respeitar a vida selvagem à distância, para garantir o bem-estar dos animais e a preservação do equilíbrio natural.

 

A beleza da natureza é fascinante, mas é essencial protegê-la para que todos possamos continuar desfrutando desses momentos especiais.