Senador Nelsinho Trad defende a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano que é aprovado pela Comissão de Relações Exteriores

 /

De ascendência libanesa, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se empenhou para criação do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano no Senado Federal. Nesta quinta-feira (14/09), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou a regulamentação e segue para a chancela da Comissão Diretora da Casa de Leis para que o grupo seja efetivado. “Faço o papel de embaixador de Mato Grosso do Sul para as nações. Como neto de imigrantes libaneses e italianos, sinto o dever de manter vivo os costumes de nossas ancestralidades. Nosso Mato Grosso do Sul é formado por várias comunidades. Uma das mais numerosas é a dos descendentes libaneses. No Senado, tive a missão de trabalhar pela criação do Grupo Parlamentar Brasil-Líbano para fortalecer os laços entre nossos dois países e tenho muito orgulho das minhas origens”, explicou o senador Nelsinho Trad.  

Satisfeito com a aprovação, o relator da proposta, o senador Esperidião Amin (PP-SC) comemorou com o senador Nelsinho Trad e destacou a expressiva presença de descendestes de libaneses no Brasil. “O Brasil é lar da maior diáspora libanesa no mundo. Estima-se em 10 milhões o número de pessoas de origem libanesa no Brasil. Por outro lado, há hoje cerca de 20 mil brasileiros vivendo no Líbano”, discursou. 

Segundo o senador Nelsinho Trad, que participou da comitiva humanitária para o Líbano, após a explosão em Beirute, em 2020, é preciso fortalecer os laços entre nossos dois países. “O Brasil e o Líbano compartilham uma história de relações sólidas e uma significativa diáspora libanesa em nosso território. Acredito que através do diálogo interparlamentar podemos aprofundar nossa cooperação em diversas áreas de interesse mútuo”, comentou o senador Nelsinho Trad.  

Na justificativa, o senador Nelsinho Trad também recordou as relações comerciais entre os dois países, lembrando que o Brasil importa, de modo destacado, adubos e fertilizantes
químicos, e exporta para o Líbano alimentos, com destaque para açúcares, café e carne. “Podemos continuar fortalecendo essa conexão em benefício de ambas as nações”, destacou o senador Nelsinho Trad.