Estudantes do IFMS de Jardim são premiados em Olimpíada de Robótica

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Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participaram, nos dias 25 e 26 de agosto, da Etapa Regional Presencial da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A delegação do IFMS foi composta, ao todo, por 115 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, acompanhados de um coordenador de equipe e professores da instituição. 

O evento foi realizado no Ginásio Moreninho, na capital Campo Grande, tendo reunido alunos das redes pública e privada de todo o estado.

Na competição, foram propostas simulações de ambientes reais de desastre. As equipes deviam realizar o resgate das 'vítimas' utilizando os robôs, os quais foram montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes.

Durante seu percurso, o robô se deparava com obstáculos que compunham o desafio, como os redutores de velocidade e gaps que deviam ser superados; intersecções a serem solucionadas; e vítimas para serem resgatadas e colocadas nas áreas de resgate.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), na disputa principal, chamada de nível 2, a equipe do Campus Jardim conquistou a premiação mais relevante do IFMS, com o terceiro lugar.

“É importante esta integração de poder viajar, conversar com outros alunos que também estão estudando e desenvolvendo na área. Eles fazem grupos entre as várias equipes, trocam experiências, sendo esse mais um diferencial na formação e na vida acadêmica deles”, afirmou o professor Marcelo Junior, coordenador da equipe do Campus Jardim.

Ele explica que a robótica é uma oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

“Dentro da robótica o estudante pode aplicar de forma prática muitos conhecimentos teóricos, além de se aprofundarem em diversas linguagens de programação, como Arduíno, C, Python e outros”, destacou o professor.

Mais resultados - A equipe do Campus Campo Grande conquistou a primeira colocação na modalidade de 'Melhor Programação' e o quarto lugar no nível 2. Já o Campus Aquidauana se consagrou no primeiro lugar da modalidade 'Melhor Projeto de Inovação Tecnológica', com a utilização de visão computacional em seu robô.

Para o deslocamento e estadia ao evento, foram disponibilizados ônibus e carros oficiais, além do pagamento de auxílios financeiros às equipes participantes, para custeio de alimentação e hospedagem. O recurso ultrapassou R$ 48 mil.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Roselene Ferreira, o apoio institucional à participação nestes eventos visa ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

“O apoio institucional para as atividades de robótica é importante pois estimula o interesse dos estudantes e servidores para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, sendo que estes eventos são oportunidades para os estudantes demonstrarem suas habilidades e criatividades na área da robótica e alçarem voos para competirem na regional ou nacional”, explicou a pró-reitora.

OBR - Promovida desde 2007, tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A competição é uma das principais olimpíadas científicas brasileiras, e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina, classificando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

A OBR possui duas modalidades, Prática e Teórica, que procuram se adequar tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

A Modalidade Prática é promovida em eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes, sob orientação de seus professores e cientistas, para uma final nacional. Já a Modalidade Teórica ocorre nas escolas e em sedes regionais, onde os estudantes respondem questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil